quinta-feira, 2 de abril de 2009

Somos muitos mais a protestar

Ontem a Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto foi ocupada por um grupo de estudantes. A notícia do Público relata que os estudantes protestavam "contra o aumento das propinas, a passagem da Universidade do Porto para fundação, o processo de Bolonha e o financiamento do ensino superior". Ainda no mesmo dia, após a ocupação, realizou-se uma Reunião Magna para se discutir as reinvidicações dos estudantes, e a Reitoria da Universidade do Porto acabou por anunciar um “fundo de apoio extraordinário para acorrer aos estudantes que se encontram em situação de fragilidade”.
Esta acção não aparece do nada e está ligada aos esforços económicos que os estudantes (ou familiares de estudantes) têm de fazer para continuar a estudar. Não são poucos os trabalhadores-estudantes, e muitos deles encontram-se a trabalhar em condições bastante precárias - escusado será dizer que pouco usufruem do estatuto de trabalhador-estudante. Por outro lado, as propinas têm vindo a aumentar bastante, estando actualmente quase nos 1000€. O ensino superior público deveria ser, pelo que diz a Constituição, livre e gratuíto. És precário no trabalho, és precário na escola.

Mais informações aqui: http://ocupacaobelasartes.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Tu comentario será moderado la primera vez que lo hagas al igual que si incluyes enlaces. A partir de ahi no ser necesario si usas los mismos datos y mantienes la cordura. No se publicarán insultos, difamaciones o faltas de respeto hacia los lectores y comentaristas de este blog.